domingo, 12 de abril de 2015

Exercício 8: Criação do Pong

Tela Do Pong.

Após a fundação da Atari, Norland Bushnell chamou um ex colega de trabalho, Allan Alcorn, para trabalhar com ele, e lhe deu um projeto que dizia ser grande, na verdade era um teste, ele teria que criar um jogo com duas barras um ponto representando a bola e números representando o placar.

Alcorn tentou usar como base o jogo Computer Space de Bushnell, mas considerou o esquema ilegível e projetou o seu próprio. No esquema decidiu que dependendo do ponto onde a "bola" encostasse nas barras, o angulo de retorno da bola seria diferente, no meio seria de 90° em relação a barra se fosse a acima seria menor, dando assim mais dinamismo ao jogo, senão seria muito previsível; além disso, cada vez que a bola atingia uma paleta a velocidade desta era aumentada, e era reiniciada a cada ponto marcado, isso foi adicionado para limitar o tempo de jogo, e para também deixar o jogo dinâmico; outra característica mantida por Alcorn, foi que as paletas não chegavam até o topo da tela, isso era causado por um defeito em um dos chips usados, ao invés de tentar soluciona-lo ele o manteve, pois acreditava que isso adicionava dificuldade e limitava o tempo de jogo, senão jogadores habilidosos poderiam jogar "pra sempre".

Depois do jogo pronto, Bushnell propôs que o jogo tivesse sons, quando a bola atingisse as paletas e as bordas da tela, e ao marcar um ponto uma "plateia" iria vaiar ou comemorar, Alcorn só precisou de meio chip para faze-lo, e apresentou um protótipo.

Ao contrario, do que estamos acostumados, o Pong não foi programado com uma linguagem de programação, ele o fez usando transistores basicamente, que se comunicavam entre si, foram mais de 100 chips.

O jogo deixou um legado e até hoje lembrado, por sua simples funcionalidade

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