domingo, 12 de abril de 2015

Exercício 9: Relação dos jogos Pong e Breakout com a fundação da Apple

Versão Arcade do Breakout.

Norland Bushnell propôs a criação de uma versão single-player do pong, onde o jogador deveria evitar que a bola saísse da tela, e fazendo com que essa quebrasse tijolos na parte de cima da tela. Bushnell colocou Alcorn como diretor do projeto que colocou um de seus funcionários para fazer a prototipagem do jogo, esse era Steve Jobs.

Steve Jobs receberia 750 dólares mais bonificações pelas otimizações referente ao numero de chips, Alcorn propôs isso, pois os jogos da Atari estavam na tendencia de terem mais de 150 chips. Jobs ganharia uma bonificação para cada chip a menos que 50, ele falou que viria com o protótipo em quatro dias.

Jobs sabia que seu amigo e futuro sócio, Steve Wozniak que trabalhava pra HP, tinha feito uma versão do Pong com algo em torno de 30 chips. Jobs o chamou para desenhar o esquema do jogo, enquanto ele faria o protótipo, prometendo dividir os lucros.

Wozniak desenho o esquema com 42 chips, que acabou sendo 44 no desenho final. Jobs ganhou uma bonificação de cerca de 5000 dólares, mas pagou apenas 350 para seu amigo. Esses 5000 dólares mais tarde seriam investidos na empresa que os dois fundaram, a Apple Inc.

O esquema apresentado não pode ser usado na fabricação em massa, Wozniak afirma que isso se deve ao fato dos engenheiros da a tari quererem modificar o esquema, o esquema usado para fabricação das maquinas tinha cerca de 100 chips, Wozniak jogou e não encontrou nenhuma diferença na jogabilidade.

Uma curiosidade sobre o jogo é que sua tela era preta-e-branca com plasticos celofane coloridos por cima para dar cor aos tijolos.

Versão do jogo para Atari 2600.

Muitas das funções do Apple II, foram adicionadas por Wozniak por sua experiencia no design de Breakout, como o suporte a gamepads e som, e comandos graficos em BASIC, tudo isso fora adicionado pois Wozniak teve a experiencia de desenvolver o jogo em hardware e queria faze-lo em software, e o fez, dando o nome de Little Brick Out, escrito em BASIC, ele afirmava que poder escrever jogos com BASIC mudaria o mundo, certamente o desenvolvimento de jogos foi facilitado com o uso das linguagens de programação.

O jogo também teve ports para outras plataformas como o Atari 2600 e versões aprimoradas do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário